Quinta do Lagar da Moira
Olival
Ribeira de Linhares

Início

A Quinta

Localização

A Região

Aldeias

Vilas

Gouveia

Serra da Estrela

Rotas Turísticas

Actividades

Museu de Lagar

Contactos

Reservas

Ligações de Interesse

Mapa do Site

A Serra da Estrela

A Serra da Estrela integra a Cordilheira Central da Península Ibérica e faz no seu território a passagem do povoamento, do clima e da vegetação do norte para a do sul de Portugal.

Destaca-se pelo magnífico espectáculo que a neve proporciona no Inverno e que as árvores, as flores da montanha e as lagoas proporcionam durante o resto do ano. Mas também por ter o ponto mais alto de Portugal continental, a torre, que chega aos 2000 metros de altitude. Refira-se que, com céu limpo, do planalto da torre é possível ver grande parte do território português e parte do território espanhol. Assim, é possível avistar desde a Serra do Marão a Norte, a Serra da Boa viagem a Oeste, a Serra de Portalegre a Sul e a Serra de Gredos, em Espanha, a Este.

Os rios, as ribeiras, as nascentes de água e talvez mais ainda as lagoas "plantadas" entre as rochas são talvez o que de mais belo a Serra da Estrela tem para oferecer. Na Serra da Estrela nasce o Rio Mondego, o maior rio a nascer e desaguar em Portugal, assim como um importante afluente do Rio Tejo, o Rio Zêzere. Mondego e Zêzere proporcionam um cenário de natureza magnífico, mas propiciam também a prática de alguns desportos como a canoagem.

Pôr do Sol sobre a neve, Serra da Estrela

Nos montes e vales, o trabalho agrícola é árduo devido ao declive e às condições climatéricas, mas uma constante até há poucos anos atrás, tal como a pastorícia, pondo à prova a perseverança e tenacidade do homem serrano.

Lagoas, rios, espaços arborizados e as rochas esculpidas pelos glaciares possibilitam percursos magníficos de carro, mas principalmente a Venha até à Serra da Estrela e sinta o calor tórrido do Verão, que parece vir das entranhas da terra e só se ameniza nas sombras da vegetação; sinta o frio do Inverno e seu espectáculo branco ou a brisa suave e o ar puro que rejuvenesce até a alma, que por aqui passa na Primavera e Outono! pé.

Paisagem da Serra da Estrela, com neve
 
Quinta do Lagar da Moira
 
Email: quintalagarmoira@gmail.com
6290-622 Vila Franca da Serra
© Todos os direitos reservados, Quinta do Lagar da Moira, 2005.
Telefone/Fax: 271 708 601
Gouveia - Serra da Estrela
Última actualização: 2005/12/22
Telemóvel: 967 450 961
Charcas
Lagoa das Favas
Crocos, flores que aparecem na montanha no final do Verão
Topo
Lagoa Comprida

Por falar em desportos, se há desporto que tradicionalmente se associa à Serra da Estrela em Portugal é a prática de Ski, possível nos Invernos de muita neve. A luta que antes se fazia para sobreviver à neve, hoje faz-se em favor da neve e assim, a pista de neve junto à Torre tenta prolongar o divertimento dos desportos de neve um pouco além das possibilidades climatéricas.

Na Serra da Estrela poderá observar uma fauna e flora únicas, onde a vegetação primitiva, fértil em espécies folhosas como o carvalho, se mistura já com espécies trazidas de outras regiões, entre montes e vales que emocionam pela sua beleza.

Flor do Campo
Flor de Macieira