Flor do Campo
Quinta do Lagar da Moira

Início

A Quinta

Localização

A Região

Aldeias

Vilas

Gouveia

Serra da Estrela

Rotas Turísticas

¬ Rotas Culturais

¬ Rotas Ambientais

Actividades

Museu de Lagar

Contactos

Reservas

Ligações de Interesse

Mapa do Site

Rotas Turísticas na Região da Serra da Estrela
 
Quinta do Lagar da Moira
 
Email: quintalagarmoira@gmail.com
6290-622 Vila Franca da Serra
© Todos os direitos reservados, Quinta do Lagar da Moira, 2005.
Telefone/Fax: 271 708 601
Gouveia - Serra da Estrela
Última actualização: 2005/12/22
Telemóvel: 967 450 961
Topo

A Região da Serra da Estrela é uma região extremamente rica em História e histórias que foram sendo documentadas no património arquitectónico, cultural, artístico e sobretudo no património natural.

Sabe-se a história desta Serra. Remonta há 650 milhões de anos. Nessa época foram-se acumulando, em meio marinho, sedimentos resultantes da erosão dos continentes existentes. Durante milhões de anos estes materiais empilharam-se e, há cerca de 380 milhões de anos, iniciou-se uma fase de movimentos compressivos cuja força de compressão afectou os materiais marinhos. Seguiram-se várias fases compressivas que provocaram dobramentos dos materiais e permitiram que se instalassem, em profundidade, os granitos.

Ao longo de milhões de anos ocorreram fenómenos diferenciados que permitiram a criação da Superfície Fundamental, superfície aplanada e que se estendia pela Península Ibérica. Inicia-se mais tarde um conjunto de movimentos ascendentes que provocam a subida dos blocos que constituem a Serra, provocando o aspecto de escadaria que a Serra apresenta ainda hoje.

No período quaternário registaram-se várias grandes glaciações que atingiram a Serra da Estrela. A última decorreu há 20 mil anos, estabelecendo neves permanentes e glaciares associados. Estes glaciares deixaram marcas e testemunhos que são únicos em Portugal e constituem a unicidade da maior beleza da Serra. São visíveis o modelado das formas, os montes escarpados, as pedras polidas, etc.

Interior do Castelo de Linhares

A Quinta do Lagar da Moira propõe a realização de Rotas Turísticas Culturais na Região da Serra da Estrela. São rotas amplamente divulgadas tais como a Rota dos 20 Castelos, a Rota das Aldeias Históricas, a Rota da Lã e a Rota das Antigas Judiarias. Percursos urbanos pela história e cultura das povoações nas encostas de Serra da Estrela, gentes de vida difícil, mas cheia de fantasia, sonhos e momentos de alegria nas festas populares do interior serrano.

A singularidade e espectacularidade das paisagens da Serra da Estrela oferecem-nos a possibilidade de realizar Rotas Turísticas Ambientais, que ninguém esquecerá. Na página das Rotas Turísticas Ambientais na Região da Serra da Estrela encontrará informação sobre as rotas de natureza possíveis no maciço central e partindo dele até à região envolvente, são as Rotas dos Rios da Serra da Estrela, a Rota dos Glaciares e a Rota das 25 Lagoas. O Homem serrano tem uma história de luta com a natureza agreste dos montes, mas também uma história de conciliação com a serra silenciosa, bela e de ar puro, de onde tira grande parte do seu sustento e onde consegue o estímulo e a força telúrica para enfrentar e reinventar a vida.

Urze, Zimbro e Pinheiro
Olival
Flor de Macieira