Quinta do Lagar da Moira
Flor do Campo

Campo de Jogos Tradicionais

A Quinta do Lagar da Moira dispõe de um campo amplo para a realização de jogos tradicionais, como a malha e xona, que poderão ser disponibilizados pela Quinta do Lagar da Moira, a quem o solicitar.

 
Quinta do Lagar da Moira
 
Email: quintalagarmoira@gmail.com
6290-622 Vila Franca da Serra
© Todos os direitos reservados, Quinta do Lagar da Moira, 2005.
Telefone/Fax: 271 708 601
Gouveia - Serra da Estrela
Última actualização: 2005/12/22
Telemóvel: 967 450 961
Eventos na Quinta do Lagar da Moira
Veja aqui o programa detalhado para os próximos meses.

Início

Eventos na Quinta

Eventos em Vila Franca

A Quinta

Localização

A Região

Actividades

Museu de Lagar

Contactos

Reservas

Ligações de Interesse

Mapa do Site

Olival
Flor de Macieira

Apanha da Azeitona

Em Vila Franca da Serra apanha-se a azeitona nos frios meses de Dezembro e Janeiro.

Em Janeiro a Quinta do Lagar da Moira organizará, com a colaboração de diversos vilafranquenses, a “Apanha da Azeitona”, dia em que se fará a apanha da azeitona num olival próximo da Quinta.

Quem quiser, poderá juntar-se ao rancho de trabalhadores e, se desejar e não temer o rigor do frio de Janeiro, dar até uma pequena ajuda para saber, experimentando, como se faz a “Apanha a Azeitona”, nos olivais por vezes acidentados de Vila Franca da Serra.

Apanha da Azeitona em Vila Franca da Serra

Caça e Pesca

É frequente durante o Verão encontrar pescadores nas praias fluviais das redondezas, como as já citadas Praias Fluviais de Juncais, Ponte Nova ou Ribamondego. Para todos os apaixonadas pela pesca fluvial, a Quinta do Lagar da Moira é um sítio estratégico pela proximidade a possíveis sítios de interesse.

Também a caça é uma actividade possível nas imediações da Quinta do Lagar da Moira, principalmente a caça de aves, sendo também possível encontrar alguns coelhos bravos.

Visita a Queijaria certificada

Fevereiro (ou Março, se se celebrar nesse mês o Carnaval) é o mês das Feiras do Queijo e diz-se que o queijo da serra vendido nesta altura é o melhor, porque as ovelhas foram alimentadas em prados verdes e de bom pasto, dando assim origem a melhor leite.

Neste mês a Quinta do Lagar da Moira organizará, em data a combinar, uma visita à Queijaria certificada de Vila Franca da Serra, lugar onde, apenas a alguns metros das estrada nacional que liga Vila Franca da Serra a Ribamondego, se faz o tradicional e apetitoso queijo da serra. Seremos recebidos pela Sra. Isabel, que nos dará a conhecer um pouco do seu saber, de muita experiência feito!

Esta visita poderá ser feita noutras épocas do ano, mas está já programada uma visita durante o mês de Fevereiro.

Cozer os Folares no Forno Comunitário de Vila Franca da Serra

A Páscoa traz-nos os doces folares. Na Páscoa de 2006 esta iguaria da cozinha beirã voltará a cozer-se no Forno Comunitário de Vila Franca da Serra.

É preciso força, paciência e, principalmente, um grande saber, seja para amassar os folares, ou para acender o forno e mantê-lo à temperatura necessária para bom crescimento e cozedura dos folares.

Os hóspedes da Quinta do Lagar da Moira, que o desejarem, poderão acompanhar toda esta actividade, que se realizará no fim-de-semana do Domingo de Ramos ou entre 5ª feira e o Sábado da Semana Santa.

Folares no Forno Comunitário de Vila Franca da Serra

O Ciclo do Pão

O ciclo do pão é uma actividade muito rica e diversificada, que foca diferentes trabalhos desde a ceifa do centeio até ao cozer do pão no Forno Comunitário de Vila Franca da Serra.

Os trabalhos iniciam-se com a ceifa onde será ceifado um campo de centeio e serão servidas as refeições típicas deste trabalho: o carabelo, o almoço e o jantar. Depois é a altura de malhar o centeio na eira da Regada.

O senhor Miguel receber-nos-á, à semelhança do que aconteceu em Junho de 2005, no seu moinho junto ao Mondego e mostrar-nos-á como se moí a farinha num moinho de água.

Por último, será cozido o pão de centeio no Forno Comunitário de Vila Franca da Serra.

Praias Fluviais e Canoagem

O Rio Mondego permite-nos desfrutar de inúmeras praias fluviais. Bem próximas da Quinta do Lagar da Moira existe a Praia Fluvial de Juncais, a Praia Fluvial da Ponte Nova e a Praia Fluvial de Ribamondego.

Pese embora nenhuma destas praias ter vigilância, em qualquer uma delas será possível uma tarde, desportiva ou não, bastante divertida e agradável.

Para a canoagem talvez a mais adequada seja a Praia Fluvial junto à Ponte de Juncais, onde existe, inclusivamente, quem alugue canoas.

Pesca na Praia Fluvial de Ribamondego (Autoria da Fotografia: ADRUSE)

Percursos temáticos na Serra da Estrela

A Serra da Estrela é igualmente bonita em qualquer estação do ano, mas é no Verão que nos permite visitar um maior número de lugares paradisíacos, algo que o rigor do Inverno e do Outono, nem sempre permitem.

No Verão a Quinta do Lagar da Moira organizará percursos temáticos. Estes percursos irão ao encontro das Rotas Turísticas Ambientais – Rota dos Rios da Serra da Estrela, a Rota dos Glaciares e a Rota das 25 Lagoas; podendo também ser organizados percursos que incluam as cidades e vilas em redor da Serra, o que permitirá o acesso a várias Rotas Turísticas Culturais – Rotas das Aldeias Históricas, Rota dos 20 Castelos, Rota da Lã e a Rota das Antigas Judiarias. Encontra no nosso sítio algumas informações sobre estas Rotas.

Serra da Estrela

Parapente

A proximidade a Linhares da Beira, onde existe a Escola de Parapente, com os contactos:

Escola de Parapente
Largo de S.Pedro
6360-080 Linhares da Beira
Tel.: 271 776 590
Fax: 271 770 006

possibilita a todos os apaixonados por este desporto um acesso fácil e rápido, num cenário de natureza magnífico como o é a ligação entre Vila Franca da Serra e Linhares da Beira.

Cozer o Pão de Milho

No fim do Verão apanha-se o milho que será malhado e desfolhado na eira da Regada, por um rancho de trabalhadores. Depois cozer-se-ão as apetitosas broas de milho no Forno Comunitário de Vila Franca da Serra.

Um Dia na Rota do Vinho

Em Setembro e Outubro as vinhas enchem-se de cestos e trabalhadores para a vindima. A Quinta do Lagar da Moira proporcionará aos seus hóspedes, durante a manhã, a participação neste animado e saboroso trabalho agrícola.

Realizar-se-á durante a tarde uma visita à Adega Cooperativa de S. Paio ou à de Vila Nova de Tázem, onde os vitivinicultores associados entregam as suas uvas e vêem produzir o afamado vinho da região - o Vinho Dão.

Será ainda possível assistir à produção de vinho num lagar de vinho tradicional.

Uvas da Quinta do Lagar da Moira

Percursos ao longo da linha de água

A Ribeira de Linhares permite, ao longo de todo o ano, um cenário de natureza ímpar, que deslumbra todos quantos o conhecem, principalmente no Inverno, onde a água corre abundante, límpida e livre por um percurso bastante agradável, que atravessa a Quinta do Lagar da Moira. Este é talvez um dos atractivos mais apreciados da Quinta do Lagar da Moira.

Caminhadas

As caminhadas poderão contemplar o percursos pela linha de água, percursos específicos para observação da fauna e flora ou para observação das actividades agrícolas e agro-pecuárias mais frequente na região, como por exemplo a criação de gado e a apicultura.

As caminhadas nos espaços amplos da Quinta do Lagar da Moira e nas redondezas permitem a observação da paisagem característica da beira serra, longe do barulho, das luzes e agitação da cidade, num cenário belo, sereno e pacificador, em que, pela ausência de poluição luminosa, são, inclusivamente, possíveis observações astronómicas nocturnas em condições de excepcional visibilidade.

Percursos de bicicleta

A Quinta do Lagar da Moira dispõe de duas bicicletas que, atempadamente solicitadas, poderão proporcionar aos nossos hóspedes, agradáveis percursos pela Quinta do Lagar da Moira e, para quem tiver “maior pedalada” por Vila Franca da Serra e as aldeias vizinhas.

Visita ao Museu de Lagar Mário Gomes Figueira

A todos os hóspedes da Quinta do Lagar da Moira é possível uma viagem à história da região, nomeadamente ao Património Arquitectónico e Industrial, referente à produção de azeite, um produto de qualidade da Serra da Estrela.

O Museu de Lagar Mário Gomes Figueira, na Quinta do Lagar da Moira, conserva todo o parque industrial do antigo Lagar da Moira, respeitando a disposição e características de todas as máquinas.

Moinho, Encapachadora e Batedeira
Topo

Apanha da Fruta

A envolvente da Quinta do Lagar da Moira dispõe de inúmeras cerejeiras, pereiras e macieiras. Durante o Verão, em diversos fins-de-semana, será possível assistir à apanha da fruta, actividade que será marcada oportunamente. Os hóspedes da Quinta do Lagar da Moira poderão participar quer na apanha, quer na prova da saborosa fruta da Quinta, alguma da qual cresce sem qualquer utilização de adubos ou pesticidas.

Flor de Macieira